domingo, 8 de março de 2015

Serviço de Orientação Educacional

 Março de 2015

Projeto: Bom Aluno, Bom em Tudo!!

Encerrar e iniciar novos ciclos na vida, muitas vezes, não é nada fácil. Ainda mais quando a nova etapa vem acompanhada de várias mudanças. Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental vivem todas as expectativas – positivas ou negativas - quando estão prestes a iniciarem uma nova etapa. Tornar esta passagem mais tranquila e sem sofrimentos é o objetivo da equipe CEF 27.
 A mudança de segmento é uma nova realidade para os alunos, onde a participação, o senso de responsabilidade, disciplina de estudo precisam estar bem alicerçados neles. Claro que cada um vai ter um rendimento e um aproveitamento diferenciado, mas a conscientização é importante. E nosso objetivo principal é prepará-los para essa mudança. O trabalho não tem como público-alvo apenas os alunos, mas os pais também, que compartilham das mesmas angústias e ansiedades dos filhos. Os alunos têm essa ansiedade, o nervosismo pelo novo, pela mudança. E os pais não ficam imunes. Então, fazemos um trabalho com os pais para conscientizá-los de que as crianças precisam de auxílio em casa, apesar da mudança de segmento escolar e do respaldo da equipe pedagógica.
Objetivo geral 
Promover atividades de adaptação dos alunos do 6º ano e garantir avanços na aprendizagem, na postura de estudante, nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal.

Objetivos específicos 
- Para os alunos: Contribuir para que tenham uma transição suave em relação a tempos, espaços, professores, materiais, novos agrupamentos e avaliação. 
Para os pais : Permitir a compreensão das mudanças que os filhos terão no plano físico, afetivo e social e firmar uma parceria com a escola. 

Tempo estimado : 1º bimestre

Desenvolvimento :

1ª etapa:
Recepção dos alunos
Nos primeiros dias de aula, toda a equipe deve ajudar na adaptação. Se apresentar para os alunos e dar boas vindas aos nossos alunos.





Voltas as aulas Galera!!!

O Serviço de Orientação Educacional deseja a todos os alunos e alunas do CEF 27 muito sucesso nos estudos.
Se  precisar de ajuda , procure o SOE.
Beijos,
Luciana Rodrigues
Orientadora Educacional